Introdução:
O DC10 era um trijato comercial da
classe “Wide-body aircraft”, designação
dada para as aeronaves de fuselagem larga, as quais possuíam pelo menos dois
corredores entre os assentos de passageiros, tendo sido desenvolvido pela
McDonnell Douglas como sucessor do então DC8. A aeronave foi o segundo avião da
classe de fuselagem larga, tendo ficado em tal colocação por conta do Boeing
747, o qual foi o primeiro avião de fuselagem larga do mundo.
O primeiro modelo do DC10 nasce
em meados de 1968, tendo a McDonnell Douglas encerrado a cadeia de produção da
aeronave em 1989, com um total de 446 aeronaves entregues, entre aeronaves
civis e militares.
O DC10 era considerado um avião
robusto, grande, pesado e confortável para sua época, sendo em algumas
configurações uma verdadeira opulência do ar, concorrendo diretamente com o
Lockheed L-1011 Tristar, os Boeings 767 e 747, bem com o Airbus A300.
Foram desenvolvidas seis versões
para o DC10, no entanto 4 (quatro) versões ficaram notabilizadas na indústria
aeronáutica, são elas o DC10-10, o DC10-15, o DC10-30 e o DC10-40.
Em 1990 a McDonnell Douglas
apresenta o novíssimo MD11, aeronave trijato da classe “Wide-body”, que traz inúmeras inovações, dentre elas, a eliminação
do engenheiro de voo na cabine de comando, sendo pilotado, apenas, por
Comandante e Primeiro Oficial, ceifando de vez o DC10, uma vez que este foi
substituído pelo novo avião.
Especificamente acerca do modelo
DC10-30, objeto deste review, em 1973 ele foi lançado
com turbinas CF6-50 da GE e raio de ação de 10.010 km e 259,4 toneladas de
peso máximo de decolagem. O DC-10/30 na sua versão original, levava 260
passageiros, 15 tripulantes e consumia 10.800 litros de combustível por hora de
voo.
Até os dias de hoje o DC10 causa
admiração pelos amantes da aviação, especialmente por aqueles que tiveram a
oportunidade de voar em uma dessas máquinas, ou até mesmo ver a certa
distância, como este que vos escreve.
Motores: CF6-50 da GE
Comprimento: 182 ft (55,50 m)
Envergadura: 165 ft (55,40 m)
Altura: 58,1 ft (17,70 m)
Peso Máximo de Decolagem: 580.000 lb (263.000 kg)
Velocidade Máxima: Mach 0.88 (982 km/h)
Velocidade de Cruzeiro: Mach 0.82 (908 km/h)
Teto de Serviço: 42.000 ft (12.802 m)
Alcance: 6.600 milhas náuticas
O DC10-30 da Comercial Level Simulations -
CLS
Sempre tive a vontade de simular
um DC10-30, afinal, tenho verdadeiro fascínio pela aeronave, no entanto, devo
admitir que escolher o modelo para o FSX (simulador que atualmente uso) não
foi tarefa das mais fáceis. Primeiro, eu não queria uma aeronave freeware, como
o natal estava chegando eu iria comprar uma aeronave payware e me dá de presente. Segundo,
eu buscava um modelo que tivesse o máximo de fidelidade com a aeronave real.
Diante de tais circunstâncias, iniciei minhas pesquisas na internet em busca do sonhado presente.
Depois de muito procurar e lê em
fóruns, cheguei a conclusão de que a única saída era comprar o pacote DC10 Collection HD para FSX da Empresa
CLS. Falo única porque, acreditem, não há quase nenhuma outra opção de compra
para tal aeronave. A Comercial Level Simulations – CLS, já se encontra a dez
anos no mercado virtual, possuindo outros modelos para simulação, que vão desde
uma aeronave de pequeno porte Piper Arrow, passando pelo DC10, o Boeing 747-200, Airbus A340 e o famoso
MD81/82.
Ao acessar a loja on-line da SimMarket agora em Dezembro de 2015, tive a
surpresa de encontrar uma promoção em vários produtos, dentre eles o DC10 Collection HD
da CLS, o qual estava por treze euros (pouco mais de R$53,00). Não tive
dúvidas, comprei.
Abaixo, tomo a liberdade de pontuar com a humildade devida minhas
singelas impressões, tendo por parâmetros vários aspectos, dentre eles
resolução do modelo da aeronave, o voo simulado, e até mesmo a comparação com outras
aeronaves payware, tendo por objetivo único, tão somente, colaborar com nossa Comunidade
de Voo Virtual no que diz respeito as informações acerca do Modelo comercializado pela CLS.
O Manual de Operação do DC10 Collection
para FSX
Com o arquivo de instalação do
pacote do DC10 (arquivo .zip) acompanha o Manual de Operações da aeronave para
simulação em formato .PDF, ele é composto de 76 (setenta e seis) páginas, as
quais são dividas nos seguintes capítulos: Introdução, Instalação, Operação da
Aeronave, Painel do Piloto, Painel do Co-piloto, Painel Overhead, Pedestal,
Painel do Engenheiro de Voo, FMC, Voando o DC10, Paint Kit e Créditos.
Bom, aqui devo ser sincero, o
Manual de Operações que acompanha o pacote DC10 Collections HD não aprofunda. Ele
basicamente exibe um instrumento, a exemplo do Horizontal Situation Indicator – HSI, e
aponta os nomes do ponteiros e botões inseridos no instrumento. O ideal seria
indicar não só o nome do botão, mas indicar sua função também, a exemplo de
outros manuais.
Insatisfeito com o Manual de
Operações da série HD, recorri ao site da CLS e pra minha surpresa lá tinha
disponível para download o Manual de Operações da série DC10 anterior a HD, ou
seja a primeira versão lançada.
Surpreendentemente, o Manual de Operações da série mais antiga do DC10 é simplesmente ótimo e totalmente completo. Só para você ter uma ideia, o antigo manual tem 217 páginas, ou seja, 141 páginas a mais do que o manual da série HD.
Surpreendentemente, o Manual de Operações da série mais antiga do DC10 é simplesmente ótimo e totalmente completo. Só para você ter uma ideia, o antigo manual tem 217 páginas, ou seja, 141 páginas a mais do que o manual da série HD.
O Manual de Operações do DC10
anterior a série HD, aprofunda em detalhamento e orienta pontos que a nova
coleção desdenhou. Como exemplo posso citar o ponto do manual que explica sobre
a descida do DC10, já que essa aeronave não dispõe de um sistema moderno que
efetua a descida automática da aeronave o Comandante deve planejar e calcular a
descida com antecedência e isso o manual anterior explica de forma suficiente
como deve ser feito.
A orientação da descida é só um
exemplo, pois podemos citar as tabelas de performance do DC10 que vêm todas
anexas ao manual, bem como os checklists e um resumo super útil de cada fase do
voo, como preparação da cabine, subida, aproximação e etc.
O que na minha opinião faltou em ambos os manuais foi a ausência de previsão dos procedimentos de emergências, comunicação, motores e etc. Acredito que teria dado um toque final de excelência ao produto.
Arriscaria a pontuar a seguinte conclusão: use o Manual do DC10 da Série HD (76 páginas) em conjunto com o Manual do DC10 de versão anterior (217 páginas), com isso você terá um bom manual para orientação e referência.
O que na minha opinião faltou em ambos os manuais foi a ausência de previsão dos procedimentos de emergências, comunicação, motores e etc. Acredito que teria dado um toque final de excelência ao produto.
Arriscaria a pontuar a seguinte conclusão: use o Manual do DC10 da Série HD (76 páginas) em conjunto com o Manual do DC10 de versão anterior (217 páginas), com isso você terá um bom manual para orientação e referência.
Exterior
A coleção DC10 HD, segundo o site
do desenvolvedor, foi projetada para ser um produto de qualidade no quesito
design, animações e características do modelo de voo, tendo os modelos
resolução de 2048x2048, sendo seu visual bem superior aos modelos anteriores.
A nova coleção HD foi melhorada em relação a anterior, pois pesquisando vídeos no Youtube percebi que o modelo externo foi melhorado no detalhamento da textura, bem como no Cockpit.
A nova coleção HD foi melhorada em relação a anterior, pois pesquisando vídeos no Youtube percebi que o modelo externo foi melhorado no detalhamento da textura, bem como no Cockpit.
As imagens acima são apenas algumas das pinturas que acompanham o modelo da CLS.
Abaixo colaciono uma imagem mais de perto do motor esquerdo do DC10, dá para notar a parte interna com certo detalhamento.
Interior
As imagens do interior do DC10 são, em geral, muito boas. Ele conta com um Virtual Cockpit que funciona muito bem, evidenciando todo o conjunto de instrumentos da aeronave.
Os instrumentos em 3D (relógios, especificamente) são bem modelados e simulam de forma ideal as fases do voo. Chamo a atenção especial para a textura que simula o metal dos instrumentos (isso no Virtual Cockpit), da para notar o pequeno efeito de reflexo do metal, bem como se verifica a aparência dos parafusos do painel do Comandante com um parafuso real.
O Painel de Piloto Automático é funcional e se aproxima, em termos de modelagem, do painel da aeronave real, aqui chamo a atenção para o sútil e imperceptível reflexo do vidro dos visores do NAV, CRS, HDG e ALT, desse painel.
A figura abaixo é a captura da imagem do Pedestal, onde infelizmente alguns botões não são funcionais. Tal elemento negativo se repete em outros pontos do Cockpit, a exemplo do painel Overhead.
O DC10 é de uma época clássica, na qual ainda existia a figura do Engenheiro de Voo (Flight Engineer), o qual tinha por função precípua o monitoramento de motores, pressurização, combustível, desempenho, sistemas hidráulicos, elétricos e algumas inspeções específicas da aeronave. Abaixo a figura capturada da posição do Engenheiro de Voo do DC10.
Abaixo, olhando como se estivéssemos sentados no lugar do Engenheiro de Voo, podemos vislumbrar o Painel Superior, no qual controla-se vários sistemas, como Hidráulico, Elétrico, APU, Bateria, Flight Record etc.
Já no Painel Inferior do Engenheiro de voo, podemos verificar os sistemas de combustível, como indicadores de quantidade, liga e desliga de bombas e medidores.
FMS/CDU
O DC10 da CLS pode ser voado seguindo dois métodos de navegação: a) navegação por VOR/NDB, ou b) navegação via waypoints constantes no FMS/CDU.
A navegação por VOR/NDB encontra-se em congruência com o a navegação real, ou seja, se voce deseja voar a radionavegação fique tranquilo, ele ta preparado para tal mister. No entanto, caso voce deseje voar usando a navegação pelo FMS/CDU que vem com a aeronave, fique avisado que ela é bem básica.
A utilização do FMS/CDU restringe-se a um plano de voo previamente preparado pelo FSX (Flight Planner), ou seja, voce primeiro prepara o plano de voo no FSX e depois o carrega. Após ser carregado voce terá os waypoints inseridos no FMS, podendo então proceder com sua navegação. A sistemática é a mesma quando voce carrega no GPS padrão um plano de voo feito no FSX, a diferença é que voce não vai usar o GPS, mas tão somente o FMS/CDU.
No FSM/CDU voce não tem a possibilidade de inserir diretamente no FMS os waypoints, nem SIDs ou STARs, nem procedimentos de aproximação ILS para determinada Pista. Ele se resume a exibir a lista de waypoints e realizar alguns calculos de Velocidade de Decolagem e de Pouso com a configuração de alguns Flaps, como exemplo, podemos citar o pouso com Flaps 50º, deverá ser na velocidade X.
Eu uso o Professional Flight Planner X - PFPX, que é um excelente planejador de voo, exportando a rota traçada para o Flight Planner do FSX, nisso, com esse método, consigo ter uma precisão maior na hora de planejar o voo até a interceptação do "Glide Slope".
Entretanto, devo admitir que prefiro voar o DC10-30 por radionavegação, como era na saudosa era clássica da aviação.
Acredito que a CLS não tenha aprofundado o desenvolvimento do FMS/CDU do DC10-30 justamente porque a aeronave não segue a filosofia de voos automatizados, devendo ser utilizada a filosofia da radionavegação.
A navegação por VOR/NDB encontra-se em congruência com o a navegação real, ou seja, se voce deseja voar a radionavegação fique tranquilo, ele ta preparado para tal mister. No entanto, caso voce deseje voar usando a navegação pelo FMS/CDU que vem com a aeronave, fique avisado que ela é bem básica.
A utilização do FMS/CDU restringe-se a um plano de voo previamente preparado pelo FSX (Flight Planner), ou seja, voce primeiro prepara o plano de voo no FSX e depois o carrega. Após ser carregado voce terá os waypoints inseridos no FMS, podendo então proceder com sua navegação. A sistemática é a mesma quando voce carrega no GPS padrão um plano de voo feito no FSX, a diferença é que voce não vai usar o GPS, mas tão somente o FMS/CDU.
No FSM/CDU voce não tem a possibilidade de inserir diretamente no FMS os waypoints, nem SIDs ou STARs, nem procedimentos de aproximação ILS para determinada Pista. Ele se resume a exibir a lista de waypoints e realizar alguns calculos de Velocidade de Decolagem e de Pouso com a configuração de alguns Flaps, como exemplo, podemos citar o pouso com Flaps 50º, deverá ser na velocidade X.
Eu uso o Professional Flight Planner X - PFPX, que é um excelente planejador de voo, exportando a rota traçada para o Flight Planner do FSX, nisso, com esse método, consigo ter uma precisão maior na hora de planejar o voo até a interceptação do "Glide Slope".
Entretanto, devo admitir que prefiro voar o DC10-30 por radionavegação, como era na saudosa era clássica da aviação.
Acredito que a CLS não tenha aprofundado o desenvolvimento do FMS/CDU do DC10-30 justamente porque a aeronave não segue a filosofia de voos automatizados, devendo ser utilizada a filosofia da radionavegação.
Voo teste entre Caracas-Venezuela (SVMI) e Porto Rico (TJSJ)
Realizei um voo teste saindo da Caracas (SVMI) até Porto Rico (TJSJ) com o DC10-30, tendo por objetivo observar a performance da aeronave, bem como a simulação de seus sistemas. Vejamos.
Dados:
Origem: SVMI
Destino: TJSJ
Distância: 417mn
Nível de voo: 360
Nível de voo: 360
Duração do voo: 1h10minutos
Combustível: 34.213 pounds
Rota (gerada no PFPX): DARPA G432 LRS DCT UG432 ARMUR
Realizei um voo teste saindo da Caracas (SVMI) até Porto Rico (TJSJ) com o DC10-30, tendo por objetivo observar a performance da aeronave, bem como a simulação de seus sistemas. Vejamos.
A aeronave, depois de devidamente preparada, foi liberada para decolar da Pista 10, a meteorologia indicava tempo bom, apenas com nuvens esparsas a 2000 pés. Configurei Flaps 15º para decolagem em razão do peso, temperatura e cumprimento da pista (o manual da CLS, de certa forma, indica essa configuração de Flaps na maioria dos voos). Ao iniciar o taxi voce não terá novidades, principalmente se voce ja for acostumado com aeronaves maiores, a exemplo do Boeing 777, digo isso, pois, aeronaves widebody como DC10-30, na hora de simular o taxi, voce deve ficar atento para não colocar os pneus fora da taxiway.
Já na cabeceira da pista voce aplica pressão ao throttle até N1 apresentar 60%, onde logo em seguida voce deve fazer uma verificação na estabilidade dos motores, após isso aplique 100% de N1 e deixe a aeronave correr a pista.
Gostei do som dos motores, andei pesquisando no youtube vídeos de voos reais e é muito parecido o som do trijato simulado com o verdadeiro.
Na velocidade indicada puxei o manche e o gigante obedeceu ao comando, mantendo a atenção sempre na marca de 10º de inclinação do nariz na hora da decolagem, para que a subida seja estável. Com "positive rate" confirmada, recolhi o trem de pouso, e após 1500 pés recolhi flaps.
A subida foi de certa forma tranquila. Mas devemos ficar atentos ao peso da aeronave, pois se voce estiver muito pesado, vai ter que fazer "step climb" durante a rota para poder alcançar a altitude planejada. Fiz alguns testes e o DC10-30 se comportou bem quando simulei ele com peso total, comigo o máximo que ele chegou carregado foi no nível FL330.
Alcançando a altura planejada, configurei o cruzeiro para mach .82, conforme manda o manual. O documento inclusive indica que se voce fizer voos curtos, use mach .82, mas se for voos longos, use mach .80, essa orientação é para poupar os motores, acredito. Tem até um certo fundamento tal premissa, pois imagine um voo entre SBGR (Guarulhos) - KJFK (New York), com aproximadamente 4100mn e mais de 9 horas de voo sem escalas, a longo tempo a velocidade mach .82 seria mais penosa para os motores do que mach .80, sem contar a economia de consumo de combustível também.
A descida, muito atenção nessa fase do voo.
A descida no DC10-30 não é automatizada, ou seja, voce precisa calcular a descida, buscando saber com quantas milhas de um determinado fixo (VOR ou Waypoint) voce precisa iniciar a descida da aeronave. Como sabemos, aeronaves como o 737-800 já faz isso pra voce, calcula o Top of Descent (TOD), reduz motor, controla velocidade etc. No DC10-30 o Comandante é que faz tudo isso. O manual nesse ponto me surpreendeu, explicou, inclusive com exemplo, a forma de calculo e como proceder com a descida. É tambem comum voce ter que usar o speed brake durante a descida para manter a razão de descida planejada. Diante de tal fato, fica a dica: planeje muito bem seu voo, principalmente a fase da descida.
Ao curvar para a reta final de pouso, preparei o DC10-30 para a espera do "glideslope", fui configurando flaps conforme a velocidade indicava, pressionei o botão "ILS" no Autopilot e esperei a captura, sem maiores problemas aqui também.
Em 400 pés desliguei o Autopilot e flutuei com o DC10-30 até tocar a pista em Porto Rico, apliquei reversores e quando a velocidade em solo chegou a 60kts, recolhi flaps e speed brake. Procedi ao taxi até o gate e executei ao fluxo de cabine indicado no manual para desligar os motores e sistemas da aeronave. O voo terminou aqui, tendo sido uma experiência ótima.
Conclusão
Devo admitir que gostei da aeronave. A estou usando de forma constante e realizo outros testes de voo. Acredito que a CLS tem um bom produto nas mãos, mas necessitando de melhorias para afinar ainda mais a simulação, dentre as melhorias acho que a modelagem de cabine merecia uma atenção especial, bem como a implementação de funcionalidades de alguns pontos, a exemplo do Painel Overhead que não simula todos os sistemas.
Era isso, deixo aqui minha singela contribuição para a Comunidade de Voo Virtual, obrigado pela atenção meus amigos e bons voos!
Atenção: importante consignar que o autor deste review não recebeu qualquer tipo de valores ou bens, o produto aqui analisado foi adquirido às expensas do autor, o qual o comprou na loja on-line da SimMarket.
Equipamento:
- Intel Core I5, 4460, 3.20Ghz / 16 GbRAM HyperX / Placa de Vídeo AMD RADEON 7850, 1Gb DD5 de 256 Bits / 1 SSD 240Gb Kingston / 2Hds de 1 Tera Seagate / Placa-mãe ASUS H81M-A/BR / Windows 7 Ultimate 64x
- Yoke Pro Flight Saytek (manche)
- Joystick Logitech Extreme 3D Pro
- Saytek Pro Multi Panel
- Teclado Logitech G19
- Razer Mouse Naga 6 botões
- Razer Tartarus Gaming Keypad 15 Teclas\
- Razer Headphone Kraken Black
Já na cabeceira da pista voce aplica pressão ao throttle até N1 apresentar 60%, onde logo em seguida voce deve fazer uma verificação na estabilidade dos motores, após isso aplique 100% de N1 e deixe a aeronave correr a pista.
Gostei do som dos motores, andei pesquisando no youtube vídeos de voos reais e é muito parecido o som do trijato simulado com o verdadeiro.
Na velocidade indicada puxei o manche e o gigante obedeceu ao comando, mantendo a atenção sempre na marca de 10º de inclinação do nariz na hora da decolagem, para que a subida seja estável. Com "positive rate" confirmada, recolhi o trem de pouso, e após 1500 pés recolhi flaps.
A subida foi de certa forma tranquila. Mas devemos ficar atentos ao peso da aeronave, pois se voce estiver muito pesado, vai ter que fazer "step climb" durante a rota para poder alcançar a altitude planejada. Fiz alguns testes e o DC10-30 se comportou bem quando simulei ele com peso total, comigo o máximo que ele chegou carregado foi no nível FL330.
Alcançando a altura planejada, configurei o cruzeiro para mach .82, conforme manda o manual. O documento inclusive indica que se voce fizer voos curtos, use mach .82, mas se for voos longos, use mach .80, essa orientação é para poupar os motores, acredito. Tem até um certo fundamento tal premissa, pois imagine um voo entre SBGR (Guarulhos) - KJFK (New York), com aproximadamente 4100mn e mais de 9 horas de voo sem escalas, a longo tempo a velocidade mach .82 seria mais penosa para os motores do que mach .80, sem contar a economia de consumo de combustível também.
A descida, muito atenção nessa fase do voo.
A descida no DC10-30 não é automatizada, ou seja, voce precisa calcular a descida, buscando saber com quantas milhas de um determinado fixo (VOR ou Waypoint) voce precisa iniciar a descida da aeronave. Como sabemos, aeronaves como o 737-800 já faz isso pra voce, calcula o Top of Descent (TOD), reduz motor, controla velocidade etc. No DC10-30 o Comandante é que faz tudo isso. O manual nesse ponto me surpreendeu, explicou, inclusive com exemplo, a forma de calculo e como proceder com a descida. É tambem comum voce ter que usar o speed brake durante a descida para manter a razão de descida planejada. Diante de tal fato, fica a dica: planeje muito bem seu voo, principalmente a fase da descida.
Ao curvar para a reta final de pouso, preparei o DC10-30 para a espera do "glideslope", fui configurando flaps conforme a velocidade indicava, pressionei o botão "ILS" no Autopilot e esperei a captura, sem maiores problemas aqui também.
Em 400 pés desliguei o Autopilot e flutuei com o DC10-30 até tocar a pista em Porto Rico, apliquei reversores e quando a velocidade em solo chegou a 60kts, recolhi flaps e speed brake. Procedi ao taxi até o gate e executei ao fluxo de cabine indicado no manual para desligar os motores e sistemas da aeronave. O voo terminou aqui, tendo sido uma experiência ótima.
Conclusão
Devo admitir que gostei da aeronave. A estou usando de forma constante e realizo outros testes de voo. Acredito que a CLS tem um bom produto nas mãos, mas necessitando de melhorias para afinar ainda mais a simulação, dentre as melhorias acho que a modelagem de cabine merecia uma atenção especial, bem como a implementação de funcionalidades de alguns pontos, a exemplo do Painel Overhead que não simula todos os sistemas.
Era isso, deixo aqui minha singela contribuição para a Comunidade de Voo Virtual, obrigado pela atenção meus amigos e bons voos!
Atenção: importante consignar que o autor deste review não recebeu qualquer tipo de valores ou bens, o produto aqui analisado foi adquirido às expensas do autor, o qual o comprou na loja on-line da SimMarket.
Equipamento:
- Intel Core I5, 4460, 3.20Ghz / 16 GbRAM HyperX / Placa de Vídeo AMD RADEON 7850, 1Gb DD5 de 256 Bits / 1 SSD 240Gb Kingston / 2Hds de 1 Tera Seagate / Placa-mãe ASUS H81M-A/BR / Windows 7 Ultimate 64x
- Yoke Pro Flight Saytek (manche)
- Joystick Logitech Extreme 3D Pro
- Saytek Pro Multi Panel
- Teclado Logitech G19
- Razer Mouse Naga 6 botões
- Razer Tartarus Gaming Keypad 15 Teclas\
- Razer Headphone Kraken Black
Ola, tenho o seguinte problema com o DC-10 HD, estou na rampa da pista e aperto o localizador em seguida o ILS e simplesmente nunca a aeronave segue o curso, é minha aeronave preferida mais não posso fazer um pouso por ILS, você tem uma ideia do que pode estar acontecendo? Obrigado pela sua atenção. :D
ReplyOla Guto, tive o mesmo problema. O procedimento correto é o seguinte:
Reply1- Quando voce estiver na altura certa para interceptar o Glide (geralmente a Carta te dá isso), voce desliga o botão GPS (primeiro botão) e o Botão VOR/LOC (segundo botão), isso vai desativar a navegação. Em seguida ligue (pressione) o Botão ILS. Pronto. Se a frequência ILS estiver devidamente inserida, o Gigante DC10 vai interceptar o ILS e realizar a descida. Bom voo.
como compro ela
Reply